Cada vez mais profissionais planejam mudanças de carreira nos próximos meses. Segundo estudo realizado em 2016 pela Dale Carnegie Training, empresa especializada em desenvolvimento profissional, 45% dos entrevistados têm planos de mudar de emprego ao longo de 2017, enquanto apenas 22% apontam a intenção de permanecer no trabalho atual por mais de cinco anos.
“O entendimento de sucesso era uma projeção vertical – posso trocar de empresa ou função, mas sempre para cima”, aponta Aloisio Bueno, professor de comportamento organizacional do Insper.
Hoje, novos formatos, como a organização do trabalho por projetos, por exemplo, têm alterado a percepção do que são trajetórias bem-sucedidas. “A carreira melhora à medida que se ganha mais poder de decisão”, diz Bueno. “Isso não implica que se ganhe em cargos, mas, sim, em responsabilidade.”
A mobilidade profissional requer investimento e dedicação. “O mercado de trabalho exige fluência em ao menos uma língua estrangeira, especializações e certificados específicos”, diz a professora Regina Madalozzo, coordenadora do mestrado em economia do Insper, instituição que foca o desenvolvimento de líderes e profissionais inovadores com cursos de pós-graduação nas áreas de administração, finanças, direito, marketing e gestão de saúde.
“É possível conquistar informalmente esse aprendizado, mas existem escolas renomadas com professores altamente treinados para ajudar a superar qualquer tipo de dificuldade de aprendizado”, aponta a professora.
Nos últimos anos, a busca por cursos de pós-graduação cresceu no país. Segundo dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o número de mestres cresceu 379% entre 1996 e 2014. Já a quantidade de doutores saltou 486%.
Os números refletem o resultado de uma segunda pesquisa, realizada nos Estados Unidos pelo Pew Research Center. O estudo aponta que a maioria dos profissionais empregados acredita que treinamento e desenvolvimento de novas habilidades são essenciais para se manter atualizado diante das mudanças no mercado de trabalho.
Para Aloisio Bueno, os benefícios de uma pós-graduação vão além do conhecimento teórico. “Uma empresa tem que continuamente criar alternativas de mercado. Para isso, as pessoas que estão dentro dessa empresa precisam se capacitar”, afirma o professor. “Dada a altíssima quantidade de novas informações, é preciso se atualizar do ponto de vista de métodos, teorias e interações com as pessoas. Só o contexto organizacional é insuficiente para se desenvolver”, completa.