De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cursos de Direito e Pedagogia são os recordistas do país em número de alunos. Juntos, representam mais de um quarto das matrículas, 27,4%.
Pelo menos desde 2009, esses cursos lideram a lista de mais procurados tanto em número de matrículas quanto em ingressantes e concluintes. Do total das matrículas vigentes em 2017, 10,6% são em Direito, 8,6% em Pedagogia e 8,2% em Administração.
Segundo o censo, no total, o Ensino Superior tem cerca de 8,3 milhões de estudantes em cursos de graduação. A maior parte dos estudantes está matriculada em instituições de ensino privadas, com 75,3% das matrículas. Ao todo, 6,5 milhões estão matriculados em cursos presenciais e, cerca de 1,8 milhão, em cursos a distância.
Considerando apenas as licenciaturas, que formam professores para atuar nas salas de aula, Pedagogia foi o curso mais procurado. Ao todo, as licenciaturas representam 19,3% das matrículas no Ensino Superior. Dessas, 44,7% são em Pedagogia.
O curso é seguido por formação de professores de Educação Física (11,7% das matrículas em licenciaturas), formação em Matemática (6%), formação em História (5,7%), formação em Biologia (5,3%) e formação em Português (5%).