Cursos de Direito e Pedagogia são os mais procurados pelos brasileiros

De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cursos de DireitoPedagogia são os recordistas do país em número de alunos. Juntos, representam mais de um quarto das matrículas, 27,4%.

Pelo menos desde 2009, esses cursos lideram a lista de mais procurados tanto em número de matrículas quanto em ingressantes e concluintes. Do total das matrículas vigentes em 2017, 10,6% são em Direito, 8,6% em Pedagogia e 8,2% em Administração.

Segundo o censo, no total, o Ensino Superior tem cerca de 8,3 milhões de estudantes em cursos de graduação. A maior parte dos estudantes está matriculada em instituições de ensino privadas, com 75,3% das matrículas. Ao todo, 6,5 milhões estão matriculados em cursos presenciais e, cerca de 1,8 milhão, em cursos a distância.

Considerando apenas as licenciaturas, que formam professores para atuar nas salas de aula, Pedagogia foi o curso mais procurado. Ao todo, as licenciaturas representam 19,3% das matrículas no Ensino Superior. Dessas, 44,7% são em Pedagogia.

O curso é seguido por formação de professores de Educação Física (11,7% das matrículas em licenciaturas), formação em Matemática (6%), formação em História (5,7%), formação em Biologia (5,3%) e formação em Português (5%).

Leia também:

inclusao
Medidas garantem acesso à educação a pessoas com deficiência
quanto-custa-um-curso-de-direito-750x430
MEC autoriza curso de Direito com nota 4 (em uma escala de 1 a 5)
27112011Msantosfuvest2011_117
13 competências que o ENADE costuma avaliar nos exames
GettyImages-1241659259
Inep divulga calendário com as principais datas do Enem 2023
nota-livros-de-pedagogia
Conheça 7 livros para quem ama Pedagogia
Carreira: saiba mais sobre o curso de Pedagogia
csm_pagina_12_-_escola_mf_02d2efe55b
O celular, que era vilão, vira aliado e alunos assumem protagonismo
criancas-bullying-escola
Pais e escolas devem dar atenção a comportamento de estudantes
Homem com Adesivo
6 expressões viciosas em português que você nunca mais deve usar
size_960_16_9_lampadas30
10 dicas para ser um profissional inovador em qualquer área
insper_exame_gettyimages-592022602
Cursos de pós-graduação impulsionam mudança de carreira
inclusao
Medidas garantem acesso à educação a pessoas com deficiência
quanto-custa-um-curso-de-direito-750x430
MEC autoriza curso de Direito com nota 4 (em uma escala de 1 a 5)
Não permitimos cópia do nosso conteúdo! Agradecemos a compreensão.

Damos valor à sua privacidade

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.